Experiências

EXPERIÊNCIAS
Algumas considerações no uso das frutas para desidratação – as frutas para serem desidratadas precisam estar no ponto ótimo de consumo, ou seja, maduras. Frutas pouco maduras se forem desidratadas irão dar produtos descorados, menos doces e pouco saborosos. Por outro lado, se as frutas forem muito maduras os produtos acabarão ficando fermentados e normalmente com coloração escura.
Em relação ao tamanho, ao cortarmos os frutos quanto menor os pedaços menos tempo será necessário para ocorrer a desidratação. Por outro lado, produtos muito cortados tendem a perder seu apelo visual, ficando muitas vezes irreconhecível.
Após os frutos serem higienizados e antes de irem para o desidratador é recomendável deixarmos esses alimentos imersos numa solução de água limpa com sumo de limão. O limão é rico em vitamina C que actua como antioxidante, evitando o escurecimento excessivo de muitos alimentos ao serem desidratados. Uma solução ideal pode ser obtida juntando o sumo de um limão a quatro litros de água limpa.

Banana desidratada
Verificar a maturação das bananas e observar se estão bem amarelas e não tão maduras; lavar em água limpa corrente com a casca; após esta etapa retirar as cascas e colocar os frutos em solução de limão; para uma melhor eficiência as bananas devem ser cortadas pela metade no sentido do comprimento e em fatias de 0,5 cm.

Maçã desidratada

Verificar a maturação das maças; lavar e descascar retirando o núcleo; cortar em anéis de 1 cm ou em fatias de 0,5 cm; colocar em solução de limão; colocar no desidratador. Retirar quando estiver maleável ou ficar quebradiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário