Funcionamento

FUNCIONAMENTO DO EQUIPAMENTO
Uma das faces do secador é revestida de vidro para que se possa ver o funcionamento do gerador de ar quente e o produto a ser desidratado.
O equipamento tem um termómetro visível fixo no vidro e no interior para que possamos ver do exterior a temperatura no interior da caixa.
Quando se pretende desidratar a porta de entrada (inferior) deve estar aberta e a porta superior fechada mas com a janela aberta.
O equipamento irá funcionar do seguinte modo:
  • possui dois botões de pressão – um para iniciar a desidratação de maças (1) e o outro para a desidratação de alperces (2). (com facilidade pode-se inserir mais versões no equipamento)
  • se pressionar em (1) o equipamento começa a funcionar e leva a temperatura para os 60º mantendo-a durante a primeira hora; depois e automaticamente a temperatura desce para os 55º e permanece durante oito horas; na última hora a temperatura desce para os 50º. Um sinalizador estará ligado sinalizando “secagem de maças”.
  • se pressionar em (2) o equipamento começa a funcionar e leva a temperatura para os 60º mantendo-a durante a primeira hora; depois e automaticamente a temperatura desce para os 55º e permanece durante doze horas; na última hora a temperatura desce para os 50º. Um sinalizador estará ligado sinalizando “secagem de alperces”.
  • No final da secagem, irá funcionar um besouro com um toque programado através do microcontrolador onde será sempre possível alterar o som.
Para se manter as temperaturas nos tempos atrás referidos, utiliza-se um sensor de temperatura instalado no interior e na parte superior da caixa, que irá dar instrução ao microcontrolador PICAXE que por sua vez irá controlar todo o sistema de ventilação e aquecimento ligando e desligando resistências eléctricas.
Para manter a temperatura de 60º o microcontrolador irá desligar as resistências aos 62º e ligar aos 58º; para manter a temperatura de 55º o microcontrolador irá desligar as resistências aos 57º e ligar aos 53º; para manter a temperatura de 50º o microcontrolador irá desligar as resistências aos 51º e ligar aos 49º.
Para a mudança dos tempos de temperatura é utilizado o mesmo microcontrolador.
A linguagem de programação Basic é utilizada para programar o microcontrolador.


Sem comentários:

Enviar um comentário