Introdução

INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do desidratador de frutos teve o objectivo de atingir, por meio de uma tecnologia simples, os alunos que diariamente consomem pouca fruta e os pequenos produtores, que perdem parte de sua produção pelas dificuldades de armazenamento, transporte e comercialização.
Visando melhores condições de higiene e limpeza o equipamento, que é feito em chapa zincada por questões monetárias, deveria ser todo construído em aço inoxidável.
É constituído por dois compartimentos: o inferior onde está localizada uma unidade de aquecimento e ventilação do ar (gerador de ar quente) e o compartimento superior onde estão localizadas as bandejas para a colocação dos frutos a serem desidratados.
A temperatura do ar é medida através de um sensor de temperatura, instalado na parte superior do equipamento, e que irá permitir o controle da ventilação e do aquecimento que é feito através de um microcontrolador PICAXE.
O equipamento está equipado com dois botões de pressão que pressionando, um para secar maça e o outro para secar alperce, o sistema automaticamente irá desidratar o fruto pretendido e no final de cada secagem um besouro irá tocar sinalizando que se deve retirar o fruto desidratado das prateleiras.

Este desidratador apresenta as seguintes vantagens: baixo custo de construção, fácil operação, controle sanitário adequado e necessidade de pequena área para instalação. Além disso, permite a obtenção de um produto final de boa qualidade, com teor de humidade abaixo de 25%, garantindo assim a sua preservação.

Sem comentários:

Enviar um comentário